terça-feira, 17 de dezembro de 2024

AFRO FUNK - 4 MARS - Super Somali Sounds From the Gulf of Tadjoura (Djibouti Archives Vol. 1) - 2021 (1977-94)

 

Artista / Banda: 4 Mars
Álbum: Super Somali Sounds From the Gulf of Tadjoura (Djibouti Archives Vol. 1)
Ano: 2021 (1977-1994)
Gênero: Afro Soul / Funk / Reggae / Jazz / Somali Music
País: Djibuti

Comentário: Poucas descobertas musicais ainda me trazem grande vontade de voltar a escrever e com certeza vasculhar o excelente catálogo da Ostinato Records foi uma delas: o selo norte americano atua como grande promotor da música africana, de ontem e de hoje, através de belas edições de grupos totalmente desconhecidos do grande público mundo afora.
É este o caso da super banda 4 Mars, conjunto que vem do pequeno Djibuti, no 'corno africano' (próximo à Somália) e cuja história confunde-se com a do próprio país: formados na segunda metade do anos 70, levam o nome da data da independência política da França (4 de março de 1977) e foram a banda 'oficial' local durante suas primeiras décadas. Mesmo com relativo sucesso local, não chegaram a lançar nenhum álbum oficial nos anos em atividade.
Suas gravações ao longo dos anos para a Rádio Televisão do Djibuti (meio oficial e estatal de comunicação) foram acessados apenas em 2019 e finalmente vieram a luz em 2021 pelo trabalho da gravadora. Tratam-se de arquivos gravados entre 1977 e 1994, provavelmente ano em que encerram as atividades, tendo mais de 40 músicos presentes ao longo das formações (infelizmente não possuo os nomes para creditá-los). 
A compilação Super Somali Sounds From the Gulf of Tadjoura nos brinda com 14 canções, totalizando mais de uma hora, navegando por um oceano musical que confesso não ter tanta familiaridade, mesclando influências perceptíveis como reggae, afrobeat, soul, funk até ritmos tradicionais da região como o dhaanto e qaraami. Esta salada musical resulta em uma experiência sonora ímpar, viajante, regada a longos jams instrumentais que rivalizam teclados que lembram bastante os da música árabe, flautas e sopros orientais (ou até do jazz etíope), até guitarras elétricas e a percussão vibrante, uma marca do continente africano. Os vocais são masculinos e femininos, com todas as letras no idioma somali.
Um prato cheio para todos os apreciadores, como eu, de música étnica dos quatro cantos do mundo, uma experiência encantadora e ultra recomendada! Em respeito aos direitos autorais e trabalho de restauração desta obra, não disponibilizarei link para download, mas pode ser ouvida de forma completa pelo Bandcamp ou Youtube (abaixo).


There will be no download link available to this record in respect of the copyrights and restoring / remastering work of Ostinato Records. You can all hear it full and free on their Bandcamp (as well reading about the band's history and music) or Youtube (below).




Músicos:
Mohamed Abdi Alto (saxofone)
?

Faixas:
01 Natesha (Compassion) 3:20
02 Hobalayeey Nabadu! (Hello Peace!) 9:35
03 Dhulka Hooyo (Motherland) 7:57
04 Tamarta (Power) 4:27
05 Daroor (The Rain Didn't Come) 2:54
06 Bulsha Yahay Haddadau 5:46
07 Baxsanow Ismaacil (Song For Djibouti's President Ismail Omar Guelleh) 3:10
08 Lama Rabeen Karo (It Cannot Be Desired) 5:13
09 Aabo Usha Noohaay (Father Hold The Stick For Us) 4:55
10 Tilman Baa Lagu Socdaa (Follow The Rules) 7:51
11 Inkaar Waalid (The Elders' Curse) 6:46
12 Abaal (Gratitude) 3:51
13 Gabadha Soo Galbiya (Song To Escort Newlyweds) 3:54
14 Maalkii Runta Ahaa Anigaa Ka Rooree (I Turned Away A True Treasure) 8:12

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

OPERA ROCK/ JAZZ - VYACHESLAV GANELIN - Velnio Nuotaka - 1976


 Artista: Vyacheslav Ganelin

Álbum: Velnio Nuotaka

Ano: 1976

Gênero: Opera Rock / Avant-Garde Jazz / Soundtrack

País: Lituânia (URSS)

Comentário: Quem é vivo sempre aparece, este é o ditado, e novamente aqui apareço para escrever aos caros leitores deste espaço. Me aventurando por algumas obras cinematográficas da antiga União Soviética, me deparo com o filme Devil's Bride (que vocês podem ver o trecho inicial no último vídeo), de 1974, um musical que fez muito sucesso na época, se tornando peça teatral e até hoje reconhecida na Lituânia como seu "Jesus Christ Superstar". 
Para minha surpresa o responsável pela composição da bela trilha sonora foi Vyacheslav Ganelin, cujo sobrenome é conhecido no mundo do jazz pelo Ganelin Trio, um dos mais proeminentes conjuntos soviéticos nos anos 1970 e 80. A obra postada hoje trata-se de o primeiro álbum de sua autoria (apesar dele ser compositor para filmes desde a década de 1960), lançado pela gravadora estatal Melodya dois anos após o filme e com diversos relançamentos ao longo das décadas. Ganelin segue em atividade, com quase 80 anos de idade, morando em Israel há algumas décadas.
Velnio nuotaka (homônimo ao filme, A Noiva do Diabo em tradução livre) trata-se de um LP duplo, originalmente dividido em apenas 4 longas faixas - que totalizam 73 minutos -, mas com relançamentos posteriores em CD que foram divididos em 47 pequenas canções. Não difere de algumas outras pérolas soviéticas já postadas anteriormente aqui no blog, sendo relativamente comum para a região essa mistura de ópera (contando com gravação da Orquestra Sinfônica Nacional da Lituânia) e elementos de música elétrica, oscilando entre o rock, entre suas ramificações progressivas e psicodélicas, jazz e de câmara (escola do compositor).
Ganelin já nos mostra aqui seu talento com arranjos sofisticados, em instrumental que conta com belas passagens de piano, flauta, metais até guitarra distorcida e órgão elétrico. Tudo isto em meio a corais e cânticos em lituano, em uma aparente salada musical com cortes abruptos e mudanças constantes de tempo, que na verdade se aproxima de algo mais avant-garde (uma "bagunça organizada", podemos dizer). Inusitado, mas mesmo assim recomendado para fãs de ópera rock e obras perdidas pela cortina de ferro, como eu. Apreciem e até a próxima!

Vyacheslav Ganelin

Créditos:
Kauno Valstybinis Choras (coral)
Lietuvos TSR Valstybinės Filharmonijos Simfoninis Orkestras (orquestra)
Vyacheslav Ganelin (composição, multinstrumentos)
A. Vaškevičius (vocal)
V. Malinauskas (vocal)
V. Kernagis (vocal)
A. Chomentauskienė (vocal)
T. Čiumičeva (vocal)
J. Rupša (vocal)
B. Dambrauskaitė (vocal)

Faixas:
01 Velnio Nuotaka. Part 1 13:01
02 Velnio Nuotaka. Part 2 14:29
03 Velnio Nuotaka. Part 3 19:52
04 Velnio Nuotaka. Part 4 23:19