domingo, 18 de outubro de 2015

AFRO/PSYCH ROCK - GËSTU DE DAKAR - Diabar - 1981


Pérola obscura vinda de Senegal, quase nada se sabe sobre o grupo Gëstu de Dakar. Foi formado no fim dos anos 70 e ativo até meados da década seguinte, lançando um único e raro álbum pela Syllart.
O álbum Diabar, lançado em 1981 (apesar de não ser uma data tão precisa), é composto por 8 faixas, sendo maioria curtas. A música é difícil de ser classificada, podendo ser chamada de Mbalax, onde se misturam ritmos locais com estilos ocidentais, como psicodelia, jazz e funk, principalmente. O rico instrumental é reflexo disto, com guitarra ácida, saxofone e metais, além de percussão tradicional, como timbales e sabar. As letras são todas em dialetos locais, com vocal que varia momentos "arrastados" e tristes e outros animados em coro.
Interessante para fãs de música africana, ouçam e tirem suas conclusões!

GËSTU DE DAKAR - Diabar - 1981 (MP3 256 kbps):
https://mega.nz/#!txJ1GZiB!l2mtu8tlO9sn35ZwFwWZX0SLuqlM4VCnFrvjeme_ME8

Group coming from Senegal, almost nothing is known about "Gëstu de Dakar". It was formed in the late 70s and active until the middle of next decade, launching an only and rare album by Syllart.
"Diabar", released in 1981 (although not  a very precise date), consists of 8 tracks, being most short. The music is difficult to be classified, may be called Mbalax, where they mix local rhythms with western styles like psychedelia, jazz and funk, mainly. The great instrumental reflects this, with acid guitar, saxophone and metals, as well as traditional percussion like timbales and sabar. The lyrics are all in local dialects, varying some sad and happier moments along. Interesting to African music fans, listen and draw your conclusions!

Souleymane Diop (baixo, guitarra)
Madiama Diop (clarinete, saxofone)
Abdou Kane (bateria, timbales)
El Hadji Malick Diouf (guitarra)
Billy Diop (percussão)
Pape Gora Diouf (trompete)
Alioun Ndiaye "Koury" (vocal)
Abdou Bá (vocal, percussão)

01 Djirime
02 Fonk Ligueye
03 Diabar
04 Anina
05 Ndiourel
06 Ngoulok
07 Aduna
08 Borom Jouba

sábado, 17 de outubro de 2015

AFROBEAT - YOUSSOUF DIARRA DIT EL GRAN BALLAKE - Rock Star - 1978


Pérola vinda de Burkina Faso, na época Alto Volta, ao oeste do continente africano. O músico Youssoug Diarra nasceu em 1949 e começou na música por volta de 1967, tocando em bandas locais como Echo d'El Africa e Jazz de Sissoko, lá ganhou o apelido "El Grand Ballake". No final dos anos 70 lançou seu único trabalho solo com presença de antigos parceiros.
O álbum Rock Star, de 1978, foi lançado de forma privada e até hoje não foi relançado, se tornando um item raríssimo e cobiçado por colecionadores de afrobeat. É dividido em apenas 6 faixas, porém todas longas e mais próximas aos ritmos tradicionais locais, muito presente nas "orquestras". A guitarra de Youssouf predomina, trazendo bastante solos ao estilo "groove", acompanhados de percussão e em raros momentos metais, as letras também são presentes na língua local e francês. A minha música favorita é "Kadidja Dembele", com 10 minutos, apesar de sólido.
Mais um trabalho de afrobeat que não vai decepcionar, recomendado para fãs do estilo.

YOUSSOUF DIARRA DIT EL GRAN BALLAKE - Rock Star - 1978 (MP3 192 kbps):
https://mega.nz/#!1opVwAjL!OJ3ezQMW-jJ761oJlaYdrB27u73UHElIFGzbe4u2xLY

Pearl coming from Burkina Faso, then Upper Volta, to the west of the African continent. The musician Youssouf Diarra was born in 1949 and started in music around 1967, playing in local bands such as Echo d'El Africa and Jazz Sissoko, there he earned the nickname "El Grand Ballaké". In the late 70 he released his only solo work.
The album "Rock Star", of 1978 was released privately and has not been re-released, becoming a rare and collectors item. It is divided into only 6 tracks, but all long and closer to local traditional rhythms, very present in "orchestras". Youssouf's guitar predominates, bringing many "groove" solos, accompanied by percussion and at rare moments metals, the lyrics are also present in the local language and French. My favorite song is "Kadidja Dembele," with 10 minutes, but there is no weak track. It won't disappoint afrobeat fans, recommended.

Youssouf Diarra (guitarra, vocal)
Diabate Saraty (guitarra)
Kante Kaba (guitarra)
Diwara Mamady (percussão)
Doumbia Mamadou (bateria)
Charle Ousmane (tumba)
Djene Bo (vocal de apoio)
Diakite Tom (vocal de apoio)

01 Sidiki
02 Djanfa Magni
03 Hadja Diero
04 Kadidja Dembele
05 Baba Sy
06 Rock Star

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

AFRO FUNK - FREEDOM FAMILY - Ayentsoo - 1974


Começando a sequência de postagens da África com uma excelente pérola formada em Gana no começo dos anos 70. A banda Freedom Family tocou por vários países do oeste africano com o conhecido músico Geraldo Pino, após se separar deste por volta de 1974, gravaram seu primeiro LP em Lagos, capital da Nigéria e voltaram para país de origem. Ainda há um segundo álbum de ano desconhecido, mas não tenho certeza se é o mesmo grupo.
Ayentsoo, de 1974, é composto por 9 curtas faixas do típico afro-funk, comum na época. É marcado pela qualidade de seus músicos (creio girar em torno de oito), que fazem uma mistura competente de órgão, guitarra, metais e percussão, sempre com ritmos alegres e criativos. As letras são na maioria do tempo em inglês, mas algumas são cantadas na língua local. Um trabalho muito sólido, porém destaco as canções "Life", "Holy Workshipping" (única instrumental), "Ayentsoo" e "Yensuro".
Altamente recomendado para qualquer amante de afro-funk!

A fantastic funky combo from the mid 70s African scene – one who worked previously with Geraldo Pino, and who definitely show some traces of his own great work too – but who also have a madly great groove that's all their own! Freedom Family are definitely on the funkier side of the 70s Afro spectrum – and like Pino, clearly draw lots of inspiration from the best American funk acts of the late 60s and early 70s – so much so that we'd definitely say that this album works equally well as a straight funk album as it does a testament to the greatness of Afro Funk at the time! Most lyrics are in English, and the group use lots of Hammond, riffing guitars, heavy drums, and tight horns – served up in a mighty lean blend, with a great funky 45 style of production. Tracks include "Lala Li", "Good Times", "Life", "Ayentsoo", "The Last Thing", and "Yensuro".

Músicos: ?

01 Lala Li (Happy Song)
02 Life
03 Holy Worshipping
04 Good Times
05 Ayentsoo (Woman)
06 Love Affair
07 Yensuro (No Fears)
08 Lover’s Garden
09 The Last Thing



terça-feira, 13 de outubro de 2015

PSYCHEDELIC ROCK - SHIN JUNG HYUN & THE QUESTIONS - In-A-Kadda-Da-Vida - 1970


Mais um projeto do guitarrista coreano Shin Jung Hyun, considerado o avô e mais importante figura do rock local. Este foi um dos primeiros trabalhos do músico na fase independente, aqui acompanhado pela banda The Questions, com a qual lançou dois raros álbuns entre 1968 e 70.
In-A-Kadda-Da-Vida é composto por 5 faixas, sendo as 4 primeiras do lado A curtas e o cover do clássico do Iron Butterfly, com 16 minutos, ocupando inteiramente o lado B. A gravação é toda ao vivo, sendo a qualidade longe das melhores, mas ainda ouvimos bons momentos de rock psicodélico. O instrumental apesar de tradicional é destaque, com viajantes improvisações, destacando-se a guitarra barulhenta de Shin e órgão "martelando".  As letras são em inglês e coreano.
Pérola recomendada para obscuridades do rock psicodélico.

SHIN JUNG HYUN & THE QUESTIONS - In-A-Kadda-Da-Vida (MP3 192 kbps):
https://mega.nz/#!R9Iz0JjQ!uNdvGV33nzTqdTfDTwJIH9hFbgON7PU3JNpCeHUBG2s

Another project of the Korean rock "grandfather", the guitarist Shin Jung Hyun. This was one of his first records after start solo career. Here he is accompanied by the band "The Questions", which launched two rare albums between 1968 and 70.
In-A-Kadda-Da-Vida consists of 5 tracks, four shorter in the A side and cover of the Iron Butterfly's classic, with 16 minutes, fully occupying the Bside. The recording is all live, and quality is far from the best, but we still hear good moments of psychedelic rock. The instrumental although traditional is highlight with long and trip improvisations, especially the noisy guitar and organ. The lyrics are in English and Korean. Recommended for psychedelic jam fans.

Shin Jung Hyun (vocal, guitarra)
Lee Tae Hyun (baixo)
Kim Min Rang (órgão)
Kim Dae Hwan (bateria)

01 님은 먼곳에 (You Are In)
02 월남에서 돌아온 김상사 (Gimsangsa Back from Vietnam)
03 떠나야할 그 사람 (To Leave Him)
04 Funky Broadway
05 In-A-Kadda-Da-Vida

sábado, 10 de outubro de 2015

BLUES/ CLASSIC ROCK - GARY ECKSTEIN - Same - 1979


Gary Eckstein (גרי אקשטיין) é um cantor, músico e compositor nascido em 1948 em Israel. Começou sua carreira na música em pequenos grupos locais ainda nos anos 60, mas lançou seu primeiro disco solo apenas em 1977, sendo seguido por breve período de sucesso local no início da década seguinte. Eckstein possui uma longa discografia, onde "passeou" por diversos estilos, ele ainda segue na ativa, mesmo que sem grande intensidade.
Posto este homônimo que parece ser seu segundo álbum, lançado originalmente em 1979. É composto por 13 faixas predominantemente curtas, tendo como estilo primário o blues e rock clássico tradicional, soando como se fosse de alguns anos antes. O instrumental é muito competente, quase levando a esquecer as letras incompreensíveis em hebraico, onde Gary mostra todo seu talento na guitarra, muitas vezes acompanhada pelo violão e gaita, ainda com bons teclados, que ficam no "background" e aparecem em alguns momentos para solo, dando certas doses de prog ao disco.
Uma das melhores pérolas vindas de Israel na época, sólida e muito bem executada. Altamente recomendado!

Gary Eckstein - Same - 1979 (MP3 256 kbps):
https://mega.nz/#!51omgZDb!jyx8oFI7S0Zuh6wGPaH7phC-2goosWIEkGZZ6E6YOzk

Gary Eckstein (גרי אקשטיין) is a singer, musician and composer born in 1948 in Israel. He began his career in music in small local groups in the 60s, but released his first solo album only in 1977, followed by some local success period at the beginning of the next decade. Eckstein has a long discography, he is still active, but without the same intensity.
The self-titled seems to be his second album, originally released in 1979. It consists of 13, predominantly short, tracks, with primary blues and classic rock style, sounding like it was recorded a few years before. The instrumental is very competent, almost forgetting me about the lyrics in Hebrew, where Gary shows all his talent on the guitar, often accompanied by acoustic guitar and harmonica, even with good keyboards, which are in the "background" and appear at times to a solo, giving certain doses prog. One of the best Israeli gems at the time, solid and very well executed. Highly recommended!

Gary Eckstein (guitarra, vocal)
Moshe Levy (teclados)
Yossi Menachem (baixo)
Alon Hilel (bateria)

01 היום זה היום = Today Is The Day 3:28
02 לגופו של עניין = To The Heart Of The Matter 5:41
03 היה לי טוב = Been So Good 4:09
04 רוח סתיו = Autumn Wind 3:29
05 שן כוכב = Sleep Star 2:33
06 בוגי אתי הלילה = Boogie With Me Tonight 4:06
07 אני הולך לבית שאן = I'm Going To Beit Sha'an 2:48
08 אני ישן בסלון = Sleeping In The Living Room 7:17
09 רק הקטנים = Only The Little Ones 3:57
10 כמו עץ במים = Like A Tree In The Water 2:41
11 קפטן ג'ק = Captain Jack 3:17
12 Yesh Lanu Zman 6:01
13 לוז בית הקפה Blues Bet Hakafe 6:49



quinta-feira, 8 de outubro de 2015

PSYCH/ FUNK ROCK - BHARAT KARKI & PARTY - International Music - 1978


Pérola vinda da Índia, mais precisamente de Calcutá, não consegui quase nenhuma informação sobre a banda Bharat Karki & Party, inclusive o nome de seus membros, talvez tenha sido apenas um projeto de estúdio. Lançaram aparentemente este único e obscuro álbum em 1978, relançado recentemente no Japão.
International Music traz 8 faixas, totalizando cerca de 25 minutos, onde se ouve fusão de ritmos típicos do país com vários outros estilos, como funk, beat e surf rock, além de doses psicodélicas. O som é tanto quanto primitivo e "atrasado" para o ano de lançamento, sendo basicamente todo instrumental (ouvimos alguns gritos no meio), com melodias alegres e dançantes, dominada por trabalho consistente de percussão, moog, guitarra e flauta.
Nada de essencial, mas recomendado para apreciadores de funk rock e ritmos asiáticos.

BHARAT KARKI & PARTY - International Music - 1978 (MP3 192 kbps):
https://mega.nz/#!V05F0SrZ!NEtIkcXXaITYGJ_eYfQ7P-khA7vAEO7a2DDzACMuuDM

Recorded in Calcutta, India in 1978, International Music is essentially a thrilling psychedelic funk-fest with trippy rhythms, acid-jazz horns, and spy-film-themed instrumental tracks. A mixture of instrumental sounds traverses numerous melodies and rhythms, but maintains a strong Indian funk fusion inherent in many of the psychedelic releases of the 1970's throughout South Asia. If anything, International Music is so-called for it's global reach or acceptance throughout the world, instead of signifying a musical work with numerous instruments, mixed genres, and various vocals. In fact, vocals are virtually non-existent and only add to the instrumental beats. Perhaps the only drawback on this release is the length (under 25 minutes). At any rate, International Music is 25 minutes of pure groovy gold and definitely belongs in a collection of Indian psychedelic music.
Text: Inside World Music

Músicos: ?

01 Trip To Kathmandu 2:43
02 International Peace 2:41
03 Calcutta Calcutta 3:11
04 Come On Dance With Me 2:40
05 Forget Me Not 2:36
06 Dancing Rope 2:44
07 Arabika 2:52
08 In Loving You 2:51

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

HARD ROCK - SAS GROUP - Vol. 1 - 1976


Pérola formada em Surabaia, cidada da Indonésia, em meados de 1975, a partir de ex-membros da banda local AKA. O Sas Group (também conhecido como Trio Sas ou simplesmente SAS - nome dado pelas iniciais dos músicos) teve longa duração e vários trabalhos lançados, alcançando grande popularidade local. Se desfizeram apenas em 1994, após os integrantes seguiram carreira solo.
Posto aqui seu debut de 1976, intitulado Vol. 1 e lançado em cassete (algo comum no país). Traz 8 faixas, maioria curtas, que misturam hard rock típico da época, contando com instrumental simples, porém direto, nos bons solos de guitarra e sintetizadores (guiando momentos pop), além de bateria e baixo. O destaque vai para as canções em inglês, apesar da maioria ser cantada em língua local e sendo a maioria baladas.
Nada de extraordinário, mas com pontos interessantes para fãs de hard rock.

Sas Group - Vol. 1 - 1976 (MP3 192 kbps):
https://mega.nz/#!RtYBGIKD!NhS7yGRlcMdOXxal5yDlaVLaBHJHfZ4lqpBOW5NWFog

Pearl formed in Surabaya, Indonesia, in mid-1975 from former members of local band AKA. The Sas Group (also known as Trio Sas or simply SAS - the name given by the initials of the musicians) launched many  albums, achieving great local popularity. They disbanded only in 1994 after the members start solo career.
Post here the 1976 debut, titled Vol. 1 and released on cassette (something common in the country). Brings 8 tracks, most short, mixing hard rock typical of the time, with simple, but straight instrumental, with good guitar and synthesizers solos (guiding some pop moments), as well as drums and bass. The songs in English are the best, although most are sung in the local language and are majority ballads. Nothing extraordinary, but with interesting points for hard rock fans.

Soenata Tanjung (guitarra, vocal)
Syech Abidin (bateria, vocal)
Arthur Kaunang (baixo, teclados, vocal)


01 Baby Rock
02 Rindu
03 Greensleeves
04 Kenangan Badai Dibulan Desember
05 Mawar Rimba
06 Bila Musim Berganti
07 Space Ride
08 Pusara Tua



terça-feira, 6 de outubro de 2015

PSYCHEDELIC ROCK - THE STROLLERS - Waiting Is... - 1973


Pérola formada em Petaling Jaya, cidade da Malásia, em meados dos anos 60. A história do Strollers não é tão detalhada, apesar de certa popularidade local que ganharam nos quase 10 de estrada, além de dois LPs lançados, além de vários compactos. Após várias mudanças de formação a banda se desfez, caindo na obscuridade.
Posto aqui o segundo e derradeiro álbum de 1973, Waiting Is.., considerado por alguns como um dos melhores álbum produzidos no sudeste asiático no período. É dividido em 11 faixas, majoritariamente curtas, onde o grupo mostra grande capacidade em vários momentos (como em "Fire" e "N.W.K", pontos altos do disco), com influências de heavy psych e prog de nomes como Uriah Heep, misturando marcantes passagens de órgão, guitarra, flauta e bateria. Infelizmente em outros se perde em baladas pop/ beat datadas e sem graça, sendo todas as letras em inglês.
Apesar de não ser tão consistente, ouvimos aqui bons momentos de heavy prog e psicodelia, recomendado!

The Strollers - Waiting Is... - 1973 (MP3 192 kbps):
https://mega.nz/#!w4BGFboZ!qMv0-3um7Q3ZxI2ZDvWUbZlLC0thSrVK0rA8WgNAEfU

Group formed in Petaling Jaya, Malaysia, in the mid-60s. The history of Strollers is not very detailed, although they had some local popularity with almost 10 years playing, releasing two LPs and many singles. After several lineup changes the band broke up.
Post here their second and final album of 1973, "Waiting Is..." , regarded by some as one of the best album produced in Southeast Asia in the period. It is divided into 11 tracks, mostly short, where the group shows great ability at several moments (as in "Fire" and "NWK", highlights of the record) with influences from heavy psych and prog names like Uriah Heep, mixing killer organ, guitar, flute and drums passages. Unfortunately other songs are lost in dated pop / ballads; all the lyrics are in English. Although not too consistent, we can hear good heavy prog and psychedelia here, recommended!

Michael Magness (teclados, vocal)
Hassan Idris (guitarra, violão, vocal de apoio)
Nand Kumar (flauta, harmônica, percussão, guitarra, vocal)
Billy Chang (baixo, glockenspiel, vocal de apoio)
Hussein Idris (bateria, percussão, vocal de apoio)

01 You’re Gonna Make It 2:36
02 Silly Jokes 2:22
03 Bus Ride 2:34
04 Children 4:11
05 Fire 7:42
06 Please Don’t Let Me Down 2:23
07 You 2:51
08 N.W.K. 3:27
09 Maybe Tomorrow 2:25
10 My Girl 3:58
11 Medley: Do What You Gotta Do/Just As I Am 2:54



domingo, 4 de outubro de 2015

HARD/ PSYCH ROCK - AZZY FLY - Same - 1976


Raridade máxima vinda do Japão, o grupo Azzy Fly lançou um único álbum em 1976 de forma privada e sumiu do mapa. Nenhuma outra informação é conhecida sobre a banda, inclusive seus membros e nome das músicas.
O homônimo de 1976 conta com 9 faixas, bastante distintas entre o lado A (até a sexta canção) e B (entre sétima e nona). As primeiras seguem a linha hard rock, um pouco mais comerciais e curtas, o instrumental é simples, com destaque para a guitarra e gaita. Já as últimas são mais longas e viajantes, onde afloram influências psicodélicas e progressivas, com improvisações e vocal chapado. Todas as letras são em japonês e a produção não é das melhores.
Longe de ser um dos melhores tesouros do rock japonês, mas que merece atenção de fãs de hard e psych rock.

Azzy Fly - Same - 1976 (MP3 192 kbps):
https://mega.nz/#!QpwgVCyC!Bs-vXkqejAIiaUUPSMzN-o04l9sSjrF6SuCfrdLzp2Q

Top rarity coming from Japan, the group Azzy Fly released one album in 1976 privately and disappeared. No other information is known about the band, including its members and song titles.
The eponymous has 9 tracks, quite distinct from the A side (until the sixth song) and B (between seventh and ninth). The first are shorter and follows a commom hard rock line, more commercial and with some good the guitar and harmonica. The other side count with longer and trip songs, which are psychedelic and progressive influences, with vocal improvisations and stoned. All the lyrics are in Japanese and the production is not the best.
Far from being one of the best treasures of Japanese rock, but it deserves attention and hard psych rock fans.

Músicos: ?

01 Unknown 3:18
02 Unknown 3:05
03 Unknown 5:09
04 Unknown 3:15
05 Unknown 5:06
06 Unknown 4:07
07 Unknown 9:39
08 Unknown 7:22
09 Unknown 5:47



sexta-feira, 2 de outubro de 2015

PROG ROCK / FUSION - FARMYARD - Same - 1970


Pérola formada em Wellington, capital da Nova Zelândia, em 1970 a partir do vocalista e músico Rick White (ex-Tom Thumb). O grupo Farmyard, apesar de sua curta duração, lançou dois álbuns, além de alguns singles. Em 1991 os dois discos foram lançados juntos em edição especial.
Posto aqui o debut do quinteto, homônimo de 70 que conta com apenas 7 faixas,contendo fortes elementos da música progressiva, além de toques interessantes de jazz e folk. O instrumental é bem estruturado, ditado pelo soberbo trabalho da flauta, além de guitarra, percussão e saxofone; o vocal também aparece suave, com vários momentos de coro. Melhores músicas são "Through My Window", as duas partes de "Which Way Confusion" e "I Sit Alone", viagem de 9 minutos que fecha a obra.
Ótima pérola para fãs de prog/ fusion e flauta no universo do rock.

Farmyard - Same - 1970 (MP3 192 kbps):
https://mega.nz/#!4sgS3CDC!AAHKPiU_Hs-LOZ5bovgSk6iCuSuiPnAaXdFyk3vqStQ

Formed in Wellington, capital of New Zealand in 1970 by vocalist and musician Rick White (former Tom Thumb). The group Farmyard, despite its short duration, released two albums, plus some singles. In 1991 the both records were reissued together.
Post here the quintet's debut, self-titled, which has only 7 tracks, containing strong elements of progressive music, and interesting touches of jazz and folk. The instrumental is well structured, dictated by the superb flute, present all the moments, besides guitar, percussion and saxophone; the vocals are very soft, with a lot of chorus. Best songs are "Through My Window", the two parts of "Which Way Confusion" and "I Sit Alone", 9-minute trip that closes the work. Great pearl for fans of prog / fusion and flute in the rock universe.

Rick White (vocal, guitarra)
Tom Swainson (bateria)
Milton Parker (guitarra principal)
Andy Stevens (saxofone)
Paul Curtis (baixo)

01 Those Days Are Gone (4:23)
02 Through My Window (7:46)
03 Which Way Confusion (Part I) (4:36)
04 Which Way Confusion (Part II) (2:47)
05 Learning Bout Living (3:14)
06 Da Woirks (2:52)
07 I Sit Alone (9:37)