terça-feira, 15 de dezembro de 2015
REPOST: JAZZ FUNK/ PROG - VILLE EMARD BLUES BAND - Live à Montréal - 1974
Atendendo a pedidos, faço repost de um dos primeiros e mais influentes grupos do cena "Prog Quebec". O super grupo Ville Emard Blues Band (com cerca de 20 músicos) foi formado por em uma comunidade em Montreal por volta de 1972, lançando dois LPs na época, mas se desfazendo de forma prematura. Desde 2004 a banda voltou a fazer shows esporádicos pela região.
O primeiro álbum do VEBB, Live à Montréal foi gravado ao vivo e é duplo. É composto por 16 faixas difíceis de classificar, misturando um "caldeirão" de estilos, principalmente o jazz fusion, funk e prog rock, contando ainda com algumas influências do folk, música experimental (jams) e rock psicodélico. O instrumental, apesar de "maluco" em certos momentos, é muito rico, bem executado e entrosado com os belos vocais masculinos e femininos (em francês), com destaque para metais, sopros, guitarra, órgão e percussão.
Uma pérola difícil de descrever, mas que agradará fãs de jazz e prog rock. Ouçam e tirem suas conclusões!
Ville Emard Blues Band - Live à Montreal - 1974 (MP3 192 kbps):
https://mega.nz/#!wwQxTCwC!_GL07PThr6JlAwvYY2y4YXfdiLnCUq2D5KQv5LQWMGM
Ville Emard Blues Band was a cooperative of musicians formed in 1972 around bassist Bill Gagnon, who operated a recording studio in the Ville Emard district of Montreal. The studio was a meeting place for many of Quebec's leading session musicians and recording artists. During the summer of 1973,
Their sound was rather eclectic oscillating between prog, jazz-rock and funk and often sounding a bit like Santana. Clearly one of the central player of the band is percussionist (congas mostly) Michel Seguin who would work with most groups of the province, but starting with TOUBABOU, which can be seen as the most direct descendant of VEBB. This first album is a mixed bag (the songwriting is shared by too many people to give any sense to unity to this album), but with much more good elements than the rare sloppy ones, and the best moments are worthy of the best JR/F albums. This album holds very high historical importance in La Belle Province as it sort of marks the start of the next 5-year's prog-explosion.
Text: Prog Archives
Pierre Nadeau (órgão, piano)
Robert Lachapelle (piano)
Roger Gougeon (tamborim)
Rénald Montemiglio (tamborim, saxofone, flauta)
Carlyle Miller (vocal)
Christianne Robichaud (vocal)
Lise Cousineau (vocal)
Carlyle Miller (saxofone, fliscorne)
Michel Dion (baixo)
Yves Laferrière (baixo)
Bill Gagnon (baixo)
Marcel Beauchamp (clarinete)
Michel Séguin (congas, percussão)
Christian St-Roch (bateria)
Denis Farmer (bateria)
Marcel Huot (bateria)
Rawn Bankley (guitarra)
Robert Stanley (guitarra)
Serge Vallières (guitarra)
01 Intro 0:39
02 Soumis / Octobre (Au Mois De Mai) 8:45
03 Ville Émard Blues 3:42
04 Comme Par Magie 6:00
05 That Ain't No Way To Be 6:00
06 Ste-Mélanie Blues 4:04
07 Ode (À Une Belle Inconnue) 6:10
08 A World of Love 3:53
09 Konky Donky 9:01
10 Pixieland 3:27
11 Indian Giver God 4:49
12 City Music 4:45
13 Poivrots Névrosés 6:35
14 Strangle / Solos De Batteries 12:09
15 Yama Nekh 06:39
16 You And Your Mother 8:37
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