domingo, 12 de junho de 2022

ZAM ROCK - COSMOS ZANI - Humanism - 1976

Artista: / Banda: Cosmos Zani
Álbum: Humanism
Ano: 1976
Gênero: Zam Rock / Soul Rock
País: Zâmbia

ComentárioCosmos Zani foi um músico originário de Lusaka, capital da Zâmbia, conhecido como um dos tecladistas mais habilidosos da cena ZamRock, chegando a integrar a WITCH, banda de grande destaque local, além de cooperar em outros álbuns e lançar seu único LP em 1976 de forma independente. Apesar disso foi uma figura que desapareceu do mapa e seu paradeiro atual (ou data de morte) é desconhecido, também não é preciso citar o quão raro este seu disco se tornou, praticamente impossível de encontrar uma cópia e até hoje aguardando uma remasterização e relançamento.
O álbum Humanism contou com produção e participação de Keith Mlevhu, uma das figuras mais importantes da cena local, em todos os instrumentos. São oito curtas faixas no total, com as 7 primeiras trazendo uma influência clara do rock clássico britânico e norte americano ao estilo "soft", com várias baladas, onde ouvimos alguns bons solos de guitarra distorcida e teclado intercalados e letras em inglês. A pegada tradicional do Zam Rock, que combina psicodelia pesada, fica apenas na última e matadora canção instrumental "Poverty", uma das mais poderosas do país. A qualidade da gravação, como esperado, também não é das melhores. 
Apesar de não esta a altura dos grandes álbuns do Zam Rock, sua raridade e valor histórico tornam-no muito recomendado para admiradores do estilo.

This is the first and only album of Zamrock legend Cosmos Zani. A lofi gritty masterpiece that showcases Zani’s talent as a songwriter and cements his “powerhouse” position as given to him by Keith Mlevhu who features heavily on this album acting as a one man band, Playing every instrument and producing this album.
In my opinion this only further showcases Keith’s unworldly artistic and creative ability behind the scenes and upfront on the record giving a raw power to Cosmos work from start to finish with the album closing on what can only be described as the most incredible instrumental track “Poverty” clearly showing Cosmos and Keith’s ideas and craftsmanship in full affect, a scorcher unlike the rest of the album
Text: Bevan Haines


Músicos:
Cosmos Zani (teclado, vocal)
Keith Mlevhu (bateria, guitarra, baixo, vocal)

Faixas:
01 Humanism 
02 Tell Me About It 
03 I Need Her
04 Try It My Way 
05 High Way 
06 Zambia's Dream 
07 Togetherness 
08 Poverty

5 comentários: