Artista / Banda: 4 Mars
Álbum: Super Somali Sounds From the Gulf of Tadjoura (Djibouti Archives Vol. 1)
Ano: 2021 (1977-1994)
Gênero: Afro Soul / Funk / Reggae / Jazz / Somali Music
Gênero: Afro Soul / Funk / Reggae / Jazz / Somali Music
Comentário: Poucas descobertas musicais ainda me trazem grande vontade de voltar a escrever e com certeza vasculhar o excelente catálogo da Ostinato Records foi uma delas: o selo norte americano atua como grande promotor da música africana, de ontem e de hoje, através de belas edições de grupos totalmente desconhecidos do grande público mundo afora.
É este o caso da super banda 4 Mars, conjunto que vem do pequeno Djibuti, no 'corno africano' (próximo à Somália) e cuja história confunde-se com a do próprio país: formados na segunda metade do anos 70, levam o nome da data da independência política da França (4 de março de 1977) e foram a banda 'oficial' local durante suas primeiras décadas. Mesmo com relativo sucesso local, não chegaram a lançar nenhum álbum oficial nos anos em atividade.
Suas gravações ao longo dos anos para a Rádio Televisão do Djibuti (meio oficial e estatal de comunicação) foram acessados apenas em 2019 e finalmente vieram a luz em 2021 pelo trabalho da gravadora. Tratam-se de arquivos gravados entre 1977 e 1994, provavelmente ano em que encerram as atividades, tendo mais de 40 músicos presentes ao longo das formações (infelizmente não possuo os nomes para creditá-los).
A compilação Super Somali Sounds From the Gulf of Tadjoura nos brinda com 14 canções, totalizando mais de uma hora, navegando por um oceano musical que confesso não ter tanta familiaridade, mesclando influências perceptíveis como reggae, afrobeat, soul, funk até ritmos tradicionais da região como o dhaanto e qaraami. Esta salada musical resulta em uma experiência sonora ímpar, viajante, regada a longos jams instrumentais que rivalizam teclados que lembram bastante os da música árabe, flautas e sopros orientais (ou até do jazz etíope), até guitarras elétricas e a percussão vibrante, uma marca do continente africano. Os vocais são masculinos e femininos, com todas as letras no idioma somali.
Um prato cheio para todos os apreciadores, como eu, de música étnica dos quatro cantos do mundo, uma experiência encantadora e ultra recomendada! Em respeito aos direitos autorais e trabalho de restauração desta obra, não disponibilizarei link para download, mas pode ser ouvida de forma completa pelo Bandcamp ou Youtube (abaixo).
There will be no download link available to this record in respect of the copyrights and restoring / remastering work of Ostinato Records. You can all hear it full and free on their Bandcamp (as well reading about the band's history and music) or Youtube (below).
Mohamed Abdi Alto (saxofone)
?
Faixas:
01 Natesha (Compassion) 3:20
02 Hobalayeey Nabadu! (Hello Peace!) 9:35
03 Dhulka Hooyo (Motherland) 7:57
04 Tamarta (Power) 4:27
05 Daroor (The Rain Didn't Come) 2:54
06 Bulsha Yahay Haddadau 5:46
07 Baxsanow Ismaacil (Song For Djibouti's President Ismail Omar Guelleh) 3:10
08 Lama Rabeen Karo (It Cannot Be Desired) 5:13
09 Aabo Usha Noohaay (Father Hold The Stick For Us) 4:55
10 Tilman Baa Lagu Socdaa (Follow The Rules) 7:51
11 Inkaar Waalid (The Elders' Curse) 6:46
12 Abaal (Gratitude) 3:51
13 Gabadha Soo Galbiya (Song To Escort Newlyweds) 3:54
14 Maalkii Runta Ahaa Anigaa Ka Rooree (I Turned Away A True Treasure) 8:12
Nenhum comentário:
Postar um comentário