Pérola portuguesa de vida muito curta. O Smoog foi formado por Miguel Graça Moura no final de 1972 e contava com ex-membros dos grupos Pentágono, Grupo 5 e Pop Five Music Incorporated. A banda lançou apenas um compacto em 1973 e terminou no mesmo ano.
O som do quarteto no single Smooging traz duas músicas instrumentais, que podem ser classificadas como rock progressivo, com influências de jazz e rock clássico. O moog (pouco usado por bandas do país até então) é predominante, dando um toque de space rock. Algumas curtas passagens de órgão Hammond, piano e flauta (na faixa What's Going on) também chamam a atenção.
Link
Portuguese pearl with very short life. The group Smoog was formed in 1972 and released just a single in 1973 and disbanded in the same year. The single Smooging brigs two instrumental songs, prog rock with jazz and rock influencies. Moog is predominant, giving a space rock touch. Some short passages of Hammond organ, piano and flute also draw attention.
Miguel Graça Moura (piano, moog)

Carlos Rocha, "Juca" (órgão Hammond)
Manuel Ferreira (bateria, percussão).
Convidado:
Rui Cardoso (flauta)
A Smoogin' 5:42
B What's Going On 6:21
COMPRO ESTE SINGLE QUE O OFERECI AO JUCA(falecido) que não o tinha e ficou radiante com a minha oferta isto foi há talvez 18 anos atrás. Gostaria imenso de o ter na coleção de que fazia parte.
ResponderExcluirNão conhecia esta pérola do Rock português e vim aqui ter ao pesquisar pelo nome do Sr. Alberto Abreu na sequência de um post que vi no facebook.
ResponderExcluirO Pedro Santos (Kinorm), baterista dos Ornatos Violeta, partilhou o seguinte post:
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=406521632861364&id=100005105912018&pnref=story
se houver por aqui alguém que esteja disponivel para se juntar ao movimento.
abraço
Nuno Simões
Obrigado pelo comentário e aviso Nuno, infelizmente nada posso fazer, pois estou do outro lado do Atlântico, mas se alguém se disponibilizar a ajudar aqui pelo blog eu repasso a informação ao dono da postagem no Facebook.
ResponderExcluirMelhoras ao Alberto Abreu, abraços.