Comentário: Mike Lewis é um multi-instrumentista nascido no Canadá, porém que fez toda sua carreira musical na Alemanha, sendo membro da Wired e Moosknukkl Groovband. Este é seu primeiro trabalho solo e um dos álbuns mais raros feitos no país, com produção e participação do célebre Conny Plank. Difícil de classificar, atravessa estilos como jazz fusion, krautrock, prog e groove, dominado por jams viajantes de órgão e bateria / percussão (todos tocados por Mike), além do vocal chapado e com letras em inglês. Destaque para a suíte 'Cracked Ice', que ocupa todo o lado B do LP.
Mike Lewis is a multi-instrumentalist born in Canada, but that made all his musical career in Germany, being a member of Wired and Moosknukkl Groovband. This is his first solo work and one of the rarest albums made in the country, with production and participation of the famous Conny Plank. Hard to classify, through styles like jazz fusion, krautrock, prog and groove, led by trippy jams of organ and drums / percussion (all played by Mike), and the stoned vocals with lyrics in English. Highlight to the suite 'Cracked Ice', which takes up the entire side B of the LP. Mike Lewis - Wuschel - 1971 (MP3 192 kbps): https://yadi.sk/d/snyu5Q0itYkZL
Comentário: O segundo e perdido álbum da lendária banda catalã Gòtic, uma das minhas preferidas do prog espanhol nos anos 70. Gravado em 1978, essas demos só foram recuperadas, remasterizadas e finalmente lançadas no início de 2016, trazendo oito belíssimas faixas de progressivo, todas instrumentais e passeando entre sinfônico e fusion. Acompanhadas por bateria/ baixo equilibrados, passagens graciosas de flauta, guitarra, sintetizadores e piano proporcionam diferentes e marcantes atmosferas ao disco, que possui raros momentos fracos.
Pérola altamente recomendada para fãs de rock progressivo, especialmente sinfônico.
The second and lost album of the legendary Catalan band Gòtic, one of my favorites of Spanish prog in the 70s. Recorded in 1978, these demos were only restored, remastered and finally released in 2016, bringing eight beautiful symphonic prog tracks, all instrumental and with some touches of fusion. Accompanied by balanced drums / bass, graceful passages of flute, electric guitar, synthesizers and piano provide different and remarkable atmospheres to the disc, which has few weak moments.
Highly recommended for all progressive rock fans, especially symphonic.
Comentário: Único álbum resultante da parceria entre os músicos indonésios Christian Rahadi (ex-Guruh Gipsy) e Yockie Soerjoprajogo (ex-Giant Step e God Bless). Trazendo 9 curtas faixas, não muito distantes de outras obras locais produzidas na época, baseada no som soft/ pop, mas com fortes doses de rock progressivo, especialmente sinfônico, no instrumental dominado pelos sintetizadores, mellotrons, órgão e piano, contando ainda com boas passagens de guitarra e percussão. Os vocais são todos em língua local e tratam de temas sociais e românticos.
Only album released by the Indonesian musicians Christian Rahadi (former Guruh Gipsy) and Yockie Soerjoprajogo (former Giant Step and God Bless). Bringing 9 short tracks, not far from other local records produced at the time, based on a soft/ pop sound, but with strong progressive rock influences, especially symphonic, in instrumental dominated by synthesizers, mellotrons, organ and piano, still relying on good guitar and percussion passages. The vocals are all in local language and talk about social and romantic themes. Yockie & Chrisye - Jurang Pemisah (MP3 224 kbps): https://yadi.sk/d/-fMLX6BbtSf6r
Comentário: Primeiro disco deste quarteto formado em Budapeste, ativo entre 1978 até meados dos anos 80, lançando ainda mais um álbum. Aqui estão presentes 8 curtas faixas de jazz fusion, com influências acentuadas de rock e funk, todas instrumentais e típicas da época, onde ouvimos um trabalho bem desenvolvido e tocado, com destaque para guitarra, piano e sintetizadores, proporcionando um som tranquilo e agradável na maioria do tempo.
Apesar de nenhuma grande novidade ao gênero, ainda recomendo para admiradores de jazz fusion.
Little known Hungarian Jazz-Fusion act,performing at the turn from 70's to 80's.
Like many Jazz-Rock/Fusion European bands of the time like Surgery and Kamaeleon, Saturnus played light and tropical Jazz-Fusion based on smooth piano,synths and electric guitars.Their sound incorporates also elements from Funk and Blues (for example check the bass lines) and the style is quite accesible.Plenty of inspiring soloing,great guitar work,a steady and tight rhythm section along with some powerful breaks here and there compose a good music image.
The album comes recommended to all fans of breezy Jazz-Fusion with a professional attitude and a pleasant atmosphere.
Comentário: Postagem especial no Dia Mundial do Rock, trazendo a lenda Roy Buchanan e o pioneiro do estilo Joey Welz, ativo há mais de 60 anos. Neste esquecido registro de 1970, gravado ao vivo na cidade de Baltimore, ouvimos 12 faixas, sendo a maioria covers de artistas dos anos 50 e 60 e seguindo a linha do Rockabilly, Rock'n'roll e blues. A guitarra de Roy soa mais como em seus grupos de beat dos anos 60 do que em seus futuros álbuns, discreta e acompanhando o piano e vocal, apesar de alguns momentos interessantes. Um álbum que vale mais pelos músicos e história do que o som apresentado, mas ainda assim pode agradar fãs de rock'n'roll dos anos 50 e 60.
'Revival Fires' album for sale by Joey Welz And Roy Buchanan was released in 2006 on the Canadian American-car-label. Each musician is a legend on his instrument. Revival Fires buy CD music Welz-piano and Buchanan-guitar and Shorty Horton,Bass... This was a live session that took place in Joey's home town of Baltimore,Md. It has been digitally remastered for cd and 2 original cuts have been added... Come On Roy and Jamin'With Roy are both written by Joey Welz... this is a real rock and roll masterpiece by the true legends of Rock and Roll.... Revival Fires CD music contains a single disc with 12 songs.
Comentário: Primeiras gravações deste grupo soviético, originário de Leningrado (atual São Petersburgo), clique aqui para ver outro material postado no blog em 2014. Nesta compilação não oficial ouvimos 8 faixas, sendo 5 bons covers de nomes como Deep Purple, Neil Young e Ten Years After, mostrando suas influências no rock ocidental, que variam entre hard e progressivo, infelizmente marcadas pela péssima qualidade de gravação, porém com interessantes passagens de flauta, guitarra e teclados. O destaque vai para o jam "Классический импровиз", de 11 minutos e que segue a linha do Jethro Tull.
Com certeza merece uma audição para fãs de hard e prog rock, recomendado!
First recordings of the Soviet group, formed in Leningrad (now St. Petersburg), click here to see other material posted in the blog in 2014. In this unofficial compilation we hear 8 tracks, 5 good covers of Deep Purple, Neil Young, Ten Years After and others, showing their influences on Western rock, ranging from hard and progressive, unfortunately marked by poor quality recording, but with interesting flute, guitar and keyboards passages. The highlight is "Классический импровиз", an 11 minutes jam and in Jethro Tull style.
Certainly worth listening to hard and prog rock fans, recommended!
Comentário: A breve biografia desta banda senegalesa pode ser conferida em uma antiga postagem do blog (clique aqui). Neste segundo volume, ouvimos outras 7 faixas retiradas do mesmo ao vivo e seguindo a mesma linha do primeiro registro: longas, viajantes e muito ricas no instrumental, onde predominam as improvisações e encontro entre ritmos tradicionais e da música ocidental. O vocal em língua local é outro ponto que chama a atenção, poderoso e emotivo.
Excelente pedida para fãs de rock africano, psicodélico, jazz e afrobeat em geral.
Dieuf-Dieul de Thiès in their second volume album. This multi-talented band demonstrates on this album its ability to cross over different kinds of music, from Mbalax to Afro-Cuban and Afro-Jazz ballads without loosing any tip from its original Psychedelic Sound with the fuzz guitars, strong horn sections and percussion, which gave to the band this unique identity.
Five out of seven overall tracks feature Bassirou Sarr, a truly exceptional singer. Whether in a ballad or some explosive Mbalax, Bassirou's voice is always full of emotion. One of the two remaining tunes, a great latin cover sung by Assane Camara, shows how good performers Dieuf-Dieul actually were and finally one powerful Mbalax track sung by the great Griot Gora Mbaye, displaying his strong links to the tradition of Senegal.
Comentário: Quarteto originário de Tel Aviv, ativo no começo dos anos 70, lançaram um único álbum, que 'volta à vida' recentemente graças ao relançamento pela Fortuna Records. Dividido em 6 faixas, todas instrumentais, traz releituras de canções tradicionais árabes e hebraicas em forma de avant-garde jazz e com doses de Swing, influenciado pelo som norte-americano da década anterior. Com trabalho competente e envolvente de seus músicos, este registro com certeza agradá fãs dos estilos citados.
East meets west on this long-lost and super rare 1973 jazz album from Israel. Headed by Albert Piamenta , “The Jazz Workshop” was a group of jazz pioneers from the Middle East who sought to make the connection between the countries of their up-bringing and the hardcore New York jazz sound of the 60’s. Druze, Arab and Jewish folk compositions interpreted in a deep, mystical yet thumping manner, making this an absolute gem for jazz collectors and DJs alike.
Álbum: Ave Africa: The Complete Recordings 1973-1976
Ano: 2016 (1973-1976)
Gênero: Afro Rock / Afrobeat / Funk Rock
País: Tanzânia
Comentário: Um grande relançamento do selo inglês Strut, trazendo à vida as gravações completas da banda tanzaniana Sunbrust após 4 décadas, incluindo singles, álbum de 76 e outras gravações inéditas. Contando com membros de outras nacionalidades, como Zaire, Quênia e Zâmbia, o disco traz 29 faixas absorvendo tudo de bom que estava sendo produzido no leste africano, como Zam Rock, e trazendo aquela mescla típica de ritmos tradicionais com rock psicodélico, funk e jazz. Guitarras barulhentas fuzz e wah-wah, órgão elétrico, metais e percussão endiabrada, no melhor estilo africano, são marcas do instrumental, que acompanha o vocal em inglês e em língua local.
Altamente recomendado para fãs de rock africano dos anos 70!
Strut is extremely proud to present a definitive collection of recordings from one of Tanzania’s most revered but short-lived bands of the 1970s, Sunburst. Covering their entire output from 1973 to 1976, this first retrospective features music from their 45 RPM singles, as well as their sole album, Ave Africa, and an unreleased radio session recorded in Tanzania in 1973. Having developing their sound via covers-heavy live performances and a string of early singles, Sunburst’s sole LP came out at a time when Zambia was enjoying a stream of releases by bands that would now be considered icons of Zamrock such as Witch, Ngozi Family, Musi-O-Tunya and The Blackfoot. The sleeve text described the Sunburst sound as “a fusion of the traditional sounds of Africa with Western Rock, spiced with a piece of the Caribbean” but the intricacies of the Kitoto Sound that Sunburst had crafted for years peaked on this recording. Text: Strut Records
Comentário: Um dos discos mais raros vindos da Argentina, único lançado pela banda Thabata após vencer uma competição na TV local. Curto e dividido em 7 faixas, o álbum traz um som bastante próximo do que estava sendo feito no país na época, mesclando hard rock, blues e psicodelia de forma cru, com guitarras barulhentas e distorcidas, sax e flauta sempre presentes e baixo pulsante. O vocal é todo em espanhol e o ponto ruim é a qualidade da gravação, um pouco precária.
Pérola recomendada para fãs de rock argentino e hard/ blues em geral.
One of the rarest records from Argentina, only album released by the band Thabata after winning a competition on local TV. Short and divided into seven tracks, the album features a sound very close to what was being done in the country at the time, mixing hard rock, blues and psychedelia in raw form, with noisy and distorted guitars, sax and flute always present and pulsating bass. The vocals are all in Spanish and bad point is the quality of the recording, a little precarious. Recommended for Argentine rock fans and hard / blues in general. Thabata - Rock!... Rock!... Rock!.. - 1970 (MP3 224 kbps): https://yadi.sk/d/Dc1esW-Xsy8nX