quinta-feira, 9 de abril de 2020

FOLK ROCK - MAYTREA & SILVELENA - Novo Eden / Amar - 1976


Comentário: Em meus recentes mergulhos pelas obscuridades do mundo da música, ainda me surpreendo com os registros brasileiros que encontro sendo redescobertos graças a era digital e um dos mais recentes deles foi este compacto lançado por uma das figuras mais importantes da história do rock paulista: Zé Brasil, líder e fundador da banda de prog Apokalypsis, que possui 2 CDs lançados nos anos 2000 com registros de 1974 e 75. Zé continua na ativa com diversos projetos e um recente CD solo, de 2017 (todos altamente recomendados para os leitores que ainda não conhecem).
Este registro em especial possui um ar de obscuridade digno de reativar este blog, mesmo que não em definitivo, após longo hiato. Foi um projeto paralelo ao Apokalypsis e em parceria com sua companheira, Silvia Helena, que o acompanha musicalmente desde então, aqui usam o pseudônimo "Maytrea & Silvelena" e lançaram este único single pelo selo independente Atmosfera com presença de músicos da cena local da época, com destaque para Egídio Conde que integrou Moto Perpétuo.
São duas músicas bem resumidas pelos trechos de Amar: "Vamos juntos construir um mundo novo / Pleno de esperança, amor, justiça e paz". Levada típica do rock nacional setentista, mesclando calmaria e equilíbrio na lírica hippie e viajante e belas harmonias vocais com rock rural (ou folk), além de doses de lisergia e música progressiva através do bom trabalho nos teclados e piano de Paulinho Machado (que participou do debut de Zé Ramalho). 
Gostaria de agradecer a todos pelos comentários neste período sem atualizações! Infelizmente esta não é uma volta oficial do blog, mas apenas uma mera recomendação musical para esta quarentena (também não disponibilizarei o link para download, mas a audição pode ser feita abaixo). Nos vemos por aí...

Silvia Helena e Zé Brasil

Músicos:

Gerson Frutuoso (baixo)
Egídio Conde (guitarra)
Paulinho Machado (teclados, piano)
Silvelena [Silvia Helena] (vocal)
Maytrea [Zé Brasil] (vocal, violão, bateria)

Faixas:
01 Novo Eden
02 Amar

9 comentários:

  1. Obrigado pela recomendação! Espero que decidas voiltar às atividades do blog logo. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito e aprendo bastante com essas informações,para quem ama rock no sentido geral, você deixa um grande legado de bandas para aqueles que estão vindo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, amigos, pelos comentários positivos! Forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Mano vim no seu blog por causa de um comentário que você fez no site consultoria do rock há 3 anos atrás hehehe... Tô nas pesquisas sobre Zamrock, você tem mais informações sobre o contexto histórico da Zambia na época? achei um documentário chamado Zambia’s 70s Psych Rock Scene Produced The Catchiest Rock Anthems, mas só tem 13 minutos (e eu não sei inglês então entendi algumas coisas por inferência hahaha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Edmar, me manda um email pro prolasdorock@yahoo.com
      Tenho algumas informações e certo conhecimento sobre a cena de lá. Será um prazer conversar sobre.

      Excluir
  5. Hi
    Música popular e comunitária!
    Desculpe, tenho um pedido especial para uma raridade bastante legal do rock sulista:
    Creepy Layne 1982 Let the rebels rock.
    Possível?

    Obrigado e até breve

    ResponderExcluir