quarta-feira, 5 de março de 2014

HARD PROG - DRUGI NAČIN - Same - 1975


Pérola formada em 1973 na cidade de Zagreb, atual capital da Croácia e na época Iugoslávia, originalmente com o nome de Zlatni akordi. Após alguns mudanças em 74, o grupo passou a se chamar Drugi Način, lançando alguns compactos e um LP em 1975. A banda se desfez precocemente em 1976 e tem voltado de tempos em tempos para fazer shows pelo país, também lançaram outros dois álbuns, em 1982 e 93.
O debut homônimo de 1975 é um dos clássicos do rock iugoslavo. É dividido em 6 faixas cantadas na língua local, começando com duas canções "hardeiras", com bastante guitarra e até órgão, já as quatro últimas seguem a linha mais progressiva e melódica, com belas passagens de flauta e alguns momentos de simples jams. Influências de grupos como Jethro Tull, Uriah Heep e Deep Purple são bem claras, destaque para as duas primeiras e duas longas músicas ("Opet", "Carstvo samoce", "Na mom dlanu" e "Stari grad").
Ótima pérola, recomendado para fãs de hard e prog rock.
Link

Drugi Način was a band formed in the 70s in Zagreb, current capital of Croatia. They released a single album, mixing hard rock and prog with heavy guitars and flute, reminding Deep Purple, Jethro Tull and Uriah Heep. The lyrics are all in the local language. Great pearl, recommended for fans of hard prog.
More info & reviews: ProgArchives / RYM

Halil Mekic (guitarra, violão)
Zeljko Mikulcic (baixo)
Boris Turina (bateria)
Branko Požgajec (vocal, flauta, teclado)
Ismet Kurtović (vocal, flauta, guitarra)

01 Opet... 3:25
02 Carstvo samoce 3:41
03 Na mom dlanu 9:23
04 Lile su kiše 4:17
05 Žuti list 5:57
06 Stari grad 7:35

Nenhum comentário:

Postar um comentário