domingo, 24 de abril de 2016

RECOMENDAÇÕES NACIONAIS - PARTE III



Retomando a série de postagens feitas no ano passado (que podem ser acessadas aqui e aqui) com artistas e bandas novas no cenário musical brasileiro, trago aqui alguns interessantes trabalhos, que certamente agradarão os seguidores do blog. Começo com a galera do Astralplane, em seu primeiro EP, Pales Tantral, lançado em 2015 e que desponta como um dos ótimos expoentes do "revival" setentista em terras tupiniquins, trazendo uma ótima e viajante mescla de rock progressivo e psicodélico. Segue uma breve introdução ao som da banda e contato:

Composta por Lucas Pereira no vocal, teclados, guitarra e violão, Savio Magalhães na guitarra solo, Rodrigo Amorim no baixo e Gabriel Sanches na bateria, a banda Astralplane foi gerada em Salvador, Bahia. O grupo é fortemente influenciado por bandas de rock psicodélico e progressivo dos anos 70, tais como Pink Floyd, Beatles, The Doors assim como também, bandas mais modernas como o Tame Impala e o Temples. A Astralplane visa em suas canções uma experimentação dos mais variados gêneros do rock com uma pitada de nostalgia e psicodelia. A banda lançou recentemente seu primeiro álbum constando 7 musicas com um trabalho completamente autoral chamado de Pales Tantral.

Soundcloud
Facebook
E-mail: bandastralplane@gmail.com




Seguindo a proposta dos ritmos africanos, principalmente afrobeat, além de pitadas de reggae, surge, também em Salvador, Bahia, o grupo IFÁ Afrobeat. Eles lançaram seu primeiro EP em 2015 numa ponte Brasil-Nigéria, contando com a cantora local Okwei V Odili e bela capa desenvolvida por Lemi Ghariokowu (mesmo que fez 26 capas do lendário Fela Kuti), além de instrumental forte, cativante e diversificado. Como resultado, um excelente trabalho para amantes de afrobeat, conheça:

O IFÁ Afrobeat lançou no dia 19 de agosto o EP “IFÁ Afrobeat + Okwei V Odili”, resultado de um encontro singular com a cantora e compositora nigeriana Okwei V Odili. O EP apresenta 5 canções criadas e arranjadas em parceria entre a banda de afrobeat baiana e a cantora da Nigéria.
O EP “IFÁ Afrobeat + Okwei V Odili” nasceu do encontro entre o grupo de afrobeat instrumental IFÁ Afrobeat e a cantora e compositora Okwei V Odili, que estava fazendo uma residência artística em Salvador. Ao compartilharem temas instrumentais e canções, a banda e a artista chegaram aos arranjos das 5 faixas que fazem parte do EP.
A gravação foi realizada no Estúdio T, com produção de André T e do IFÁ Afrobeat. A capa do EP foi produzida por Lemi Ghariokwu, artista da Nigéria que fez as capas de 26 discos de Fela Kuti, o inventor do afrobeat.

Okwei V. Odili: Voz
Jorge Dubman: bateria
Fabricio Mota: baixo
Átila Santtana: guitarra
Prince Áddamo: guitarra
Alexandre Espinheira: percussão
Normando Mendes: trompete
Raiden Coelho: Sax e Flauta
Matias Hernan Traut: trombone
André T: teclado
Anda Szilagyi: teclado

Facebook
E-mail: ifa.afrobeat@gmail.com
Download Gratuito: AudioMack



Fechando esta terceira parte com o grupo carioca Cortence, que lançou em 2015 seu primeiro EP, A Dream in Azure. O som da banda nas 5 faixas pode ser classificado como rock progressivo, junto a doses acentuadas de space e heavy rock, com pegada moderna e em momentos viajante e sombria. O vocal é sempre em inglês. Um pouco mais da história e contato dos caras: 

A Cortence é uma banda fundada no Rio de Janeiro em 2013 de rock/heavy progressivo e lançamos nosso primeiro EP chamado A Dream in Azure em março de 2015 que está disponível em todas as principais lojas virtuais. O EP dura 25 minutos e conta a história de uma pessoa que abandona sua realidade para viver num mundo de sonhos. Somos um projeto completamente independente e temos outro álbum já em processo de produção.

Eddy Lance (vocal, teclados)
Matheus Maito (guitarra, violão)
Ramon Oliveira (baixo, guitarra)
Rômulo Cavalcanti (bateria)

Facebook
Bandcamp
Youtube


Estes álbuns foram postados apenas na intenção de divulgação, sendo assim não disponibilizarei links de downloads próprios do blog. Caso esteja interessado, entre em contato pelos endereços fornecidos na postagem para comprar ou baixar o disco. Caso esteja interessado em divulgar seu trabalho no blog, entre em contato por e-mail (prolasdorock@yahoo.com), saiba mais aqui.

These albums were posted only in the intention of divulgation, so I will not send downloads links. If you are interested, please contact the band's site provided in the post to purchase or download the album. If you want to promote your album or band in the blog, contact me by e-mail (prolasdorock@yahoo.com), more info here.

2 comentários:

  1. Graaaaaaaaaaande Dedé!!
    Cara, essa sua iniciativa é completamente sensacional, porque pra música de boa qualidade o mercado não dá trela - enquanto Anitas e Calipsos da vida proliferam como moscas.
    Comecei a ouvir (agora, enquanto escrevo) as músicas do Astralplane no Soundcloud e tô gostando bastante!
    Valeu!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, grande Marcello, essa é a intenção! Continuarei dando um apoio a essa cena bacana e independente feita no país.

      Abraços

      Excluir