sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

PROGRESSIVE ROCK - SMOOG - Smooging (Single) - 1973


Pérola portuguesa de vida muito curta. O Smoog foi formado por Miguel Graça Moura no final de 1972 e contava com ex-membros dos grupos Pentágono, Grupo 5 e Pop Five Music Incorporated. A banda lançou apenas um compacto em 1973 e terminou no mesmo ano.
O som do quarteto no single Smooging traz duas músicas instrumentais, que podem ser classificadas como rock progressivo, com influências de jazz e rock clássico. O moog (pouco usado por bandas do país até então) é predominante, dando um toque de space rock. Algumas curtas passagens de órgão Hammond, piano e flauta (na faixa What's Going on) também chamam a atenção.  
Link

Portuguese pearl with very short life. The group Smoog was formed in 1972 and released just a single in 1973 and disbanded in the same year. The single Smooging brigs two instrumental songs, prog rock with jazz and rock influencies. Moog is predominant, giving a space rock touch. Some short passages of Hammond organ, piano and flute also draw attention.

Miguel Graça Moura (piano, moog)
Alberto Abreu, "Beto" (baixo, guitarra, percussão)
Carlos Rocha, "Juca" (órgão Hammond)
Manuel Ferreira (bateria, percussão).

Convidado:
Rui Cardoso (flauta)

A Smoogin' 5:42
B What's Going On 6:21




3 comentários:

  1. COMPRO ESTE SINGLE QUE O OFERECI AO JUCA(falecido) que não o tinha e ficou radiante com a minha oferta isto foi há talvez 18 anos atrás. Gostaria imenso de o ter na coleção de que fazia parte.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esta pérola do Rock português e vim aqui ter ao pesquisar pelo nome do Sr. Alberto Abreu na sequência de um post que vi no facebook.
    O Pedro Santos (Kinorm), baterista dos Ornatos Violeta, partilhou o seguinte post:

    https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=406521632861364&id=100005105912018&pnref=story

    se houver por aqui alguém que esteja disponivel para se juntar ao movimento.

    abraço

    Nuno Simões

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo comentário e aviso Nuno, infelizmente nada posso fazer, pois estou do outro lado do Atlântico, mas se alguém se disponibilizar a ajudar aqui pelo blog eu repasso a informação ao dono da postagem no Facebook.

    Melhoras ao Alberto Abreu, abraços.

    ResponderExcluir